
RECEITINHAS DELICIOSAS

03
jul
2010
Receita: Penne integral com molho de requeijão e frango grelhado ao alho
Por Isabelle Lindote
Ingredientes:
500 gramas de penne integral granno duro
1 copo de requeijão (pode ser light) – deixar a temperatura ambiente
1/2 xícara de leite desnatado
1 cubo de caldo de galinha
2 colheres de sopa de alho picado sem sal
25 gramas de queijo parmesão ralado
Azeite a gosto
Cozinhar o penne por 7 minutos em água com sal a gosto e um fio de azeite. Escorrer e reservar. Dissolva o caldo de frango no azeite e no leite em fogo médio. Abaixe o fogo e acrescentar o requeijão, o alho e o queijo ralado, mexendo constantemente até o molho ficar uniforme. Desligue o fogo e misture o penne aos poucos, até incorporá-lo totalmente ao molho.
Observações:
1) Alho é ótimo para o sistema imunologico e para o coração;
2) O azeite sem ferver é totalmente saudável, mesmo sendo aquecido;
3) Substituir o creme de leite por requeijão é mais saudável e fica bem gostoso;
4) O parmesão ralado pode ser substituído por queijo fresco picado.
Dica: macarrão com queijo combina demais com frango grelhado, que fica mais saboroso se temperado com pouco sal e alho frito.

Informações
Preparo: 40 minutos
Dificuldade: fácil
Porções: 4 porções
Ingredientes
250 g de penne integral
2 colheres (sopa) de azeite extravirgem orgânico
1/2 cebola média orgânica em fatia bem finas
4 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
500 g de tomate orgânico sem pele e sem sementes
1/4 xícara (chá) de uvas passas orgânicas
10 g de pinole
1 colher (sopa) de salsa orgânica picada para salpicar
50 g de ricota orgânica ralada
Sal a gosto
Massa sempre cai bem, não é? Um penne integral com pinholes e passas é a nossa sugestão de hoje para uma alimentação saudável e cheia de sabor. Fácil de fazer, a massa integral preparada desse jeito vai conquistar todo mundo em casa, levando mais saúde para a mesa de um jeito delicioso.
Tradicionalmente vindo da Itália, o consumo de massa é alto em todo o mundo. Embora muita gente não saiba, esse é um alimento muito saudável por ser fonte de energia, de proteínas e ainda possuir um baixo teor de gordura. A versão integral possui esses mesmos benefícios, mas também agrega outros: ela possui mais fibras, o que ajuda na saciedade, e é mais nutritiva por causa das cascas dos grãos da farinha que não são removidas. Esse alimento, que é cada vez mais aceito pelos brasileiros, ainda auxilia na diminuição do colesterol e pode reduzir o risco de diabetes.
O nosso penne integral conta com ingredientes que vão deixar o quadro nutricional ainda mais rico: passas e pinhole. A uva passa é rica em vitaminas do complexo B e em vitamina A, além de conter minerais como cálcio, ferro e zinco, que têm ação anti-inflamatória no organismo. Já o pinhole, que é parecido com as amêndoas por causa do formato ovalado, faz bem para a saúde dos olhos e é rico em fibras, beneficiando o intestino.
Com tantos benefícios e sabores, você não vai ficar fora dessa, vai? Separe os ingredientes, acompanhe o modo de preparo dessa maravilha e se delicie!
Modo de preparo:
Em uma frigideira pequena, coloque o vinagre balsâmico em fogo baixo e deixe até que ele se transforme em uma calda. Reserve.
Aqueça o azeite numa panela, refogue a cebola até murchar.
Misture o vinagre balsâmico reduzido, acrescente os tomates picados, tempere com sal a gosto e cozinhe mais 15 minutos aproximadamente, em fogo baixo.
Quando o molho estiver pronto, adicione as passas e os pinoles.
Cozinhe a massa em 2 e ½ litros de água fervente com sal até ficar al dente. Escorra, misture ao molho bem quente, salpique com a salsa picada e a ricota ralada.

TEMPOS DE PREPARO: 1h
RENDIMENTO: P/ 2 PESSOAS
INGREDIENTES:
200g de Macarrão Integral (utilizamos Penne, mas pode ser com a massa de sua preferência)
200g de filé de Peito de Frango
150g de Creme de Ricota Light
150ml de Leite Desnatado
1 maço de Espinafre
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher de vinagre
2 dentes de alho
noz moscada e sal à gosto
MODO DE PREPARO:
Primeira lave o espinafre e cozinhe em água fervente até que fique com a cor mais escura, escorra a água e deixe esfriar. Quando estiver frio, pique em pedaços pequenos, ou como desejar e reserve (não deixe cozinhar muito tempo para que não perca suas propriedades nutritivas).
Corte os filés de peito de frango em cubos, tempere com sal, pimenta do reino, vinagre e o alho espremido, misture bem e reserve.
Enquanto cozinha o espinafre, coloque a água do macarrão para ferver com uma colher de azeite, não colocamos sal, para evitar ao máximo o sódio.
Em seguida, em uma panela média (pois é onde será preparado o molho e depois misturado o macarrão), frite o frango em uma colher de azeite, quando estiver branquinho e começando a colar, acrescente um pouco água espere secar e repita a operação caso deseje um frango mais douradinho. Depois coloque o creme de ricota light, o leite desnatado, o espinafre e a noz moscada, misture bem, acerte o sal e reserve.
Quando o macarrão estiver no ponto, escorra bem a água e transfira o macarrão para a panela que esta o molho, misture delicadamente para que os ingredientes se incorporem e está pronto para servir!!
Bom apetite!!